top of page
Buscar

Psicoterapia online


👩‍💻 - O atendimento online não surgiu com a pandemia, já é prática regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) há 2 anos, conforme publicado na Resolução n° 011/2018. Inclusive, o atendimento deve seguir o código de ética da profissão, tal qual já é realizado nos atendimentos presenciais.


Tratando-se de um contexto online é fundamental que existam alguns cuidados por parte dos profissionais, tais como: não utilizar computadores em locais públicos, não guardar dados e registros de atendimentos em locais não adequados, usar plataformas de atendimento seguras e ter um bom antivírus e internet de qualidade. Os psicólogos devem acordar com os clientes que eles estejam em um ambiente privativo durante o atendimento, preferencialmente fazendo uso de fone de ouvido.


Um aspecto importantíssimo que precisa ser observado pelos clientes que buscam psicoterapia online é verificar se o profissional está cadastrado no E-Psi, plataforma do CFP que autoriza psis a realizarem atendimento nesta modalidade. É possível verificar se o profissional é cadastrado acessando o site E-Psi.


Falando de internet, falamos de um terreno onde todo cuidado é pouco. É recomendado que o psicólogo tome todos os cuidados com a sua ferramenta de atendimento, como o computador, por exemplo. Mantendo sempre o antivírus atualizado, fazendo logout das plataformas de videochamada, e cercando-se de cuidados buscando programas seguros para realizar o atendimento.


Atendimento online já era uma realidade e uma opção de muitos psis antes da pandemia, e é uma ferramenta que pode ser muito prática tanto para psicoterapeuta quanto cliente, porém reforço que, além do Código de Ética do Psicólogo o profissional precisará ter cuidados inerentes ao universo online. 😉


Trícia Ferreira 🌻 Psicóloga Clínica CRP 10/02488


bottom of page