Buscar
  • Leandro Nunes

Psicologia Organizacional


Entre as possibilidades de atuação do psicólogo organizacional está a área de recursos humanos de uma organização, onde ele poderá conduzir atividades de recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho; pesquisa de clima organizacional, entre outras

O que é Recrutamento?

É o processo que antecede a seleção, quando a vaga é anunciada. Neste momento, o psicólogo utiliza um conjunto de técnicas e procedimentos estratégicos para captar candidatos potencialmente qualificados para assumir cargos dentro de uma organização, de acordo com o perfil da vaga disponível.

Tipos de Recrutamento


Interno – O recrutamento é interno quando a empresa procura preencher uma vaga através de remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação horizontal), transferidos (movimentação horizontal), ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal) (CHIAVENATO, 2006)


Externo - O recrutamento externo é uma forma de captar novos candidatos vindos de fora da organização. O objetivo é ocupar as vagas com profissionais estranhos à empresa, porém aptos a ocupar a vaga aberta.


Misto – A captação é realizada tanto por candidatos internos (colaboradores), quanto candidatos externos.


O que é Seleção de Pessoas?

Passada a fase do recrutamento, inicia-se a seleção. Processo no qual a organização escolhe, entre os candidatos selecionados, o profissional que melhor se adequa ao perfil da vaga disponível. No processo de seleção, podemos encontrar etapas como: Entrevistas Coletivas, Entrevistas Individuais, Entrevistas Técnicas, Aplicação de Testes, Dinâmica de Grupo, entre outras.

✒ Texto escrito pelo psicólogo Leandro Nunes - CRP 10/02203

#psicologiaorganizacional #psicologiaorganizacionaledotrabalho #recrutamentoeselecao #psicologiaalemdaclinica #psicologia #sensuspsibelem #sensuspsi