top of page
Buscar

Eu não quero ser mãe!


"Olha, você já passou dos 30 viu?" "Ah, mas para você ser uma mulher realizada você precisa ser mãe!" "Como assim você não quer ser mãe? Não é possível!! Vai ver é pq não encontrou o marido ideal ainda, quando encontrar, vai ver que seu pensamento vai mudar e você vai ser muito mais feliz!" ... Frases como essas, são completamente desrespeitosas (sem falar que a segunda frase ainda atribui que a mulher só será feliz quando encontrar um marido, enfim...🙄🙄🙄).


Elas nos remetem a afirmação de um futuro que é dado como certo, como se a maternidade fosse um caminho natural para todas as mulheres. E não, não é, nem toda mulher quer ter filhos e tudo bem com isso!!!!


Quantas vezes uma mulher que não deseja ter filhos, não precisou se justificar para a sociedade. Quantas vezes ela não teve que ouvir que irá se arrepender disso, que será solitária e infeliz? Isso é cruel e muito insensível!!! ✋🏻


A mulher é livre para escolher não viver a maternidade, isso não significa que ela será infeliz, incompleta ou não estará realizada. Significa que ela fez uma escolha e que precisa ser validada, acolhida e principalmente respeitada.

Você mulher que não quer ter filhos, sinta-se totalmente acolhida. 🤗 Não se sinta culpada por optar pela não maternidade, está tudo bem com o que você decidiu! 😊 E... aos que ainda questionam a escolha da mulher, convido a refletirem: quando você escolhe algo, gostaria de estar o tempo todo tendo que justificar o motivo de ter optado por isso ou gostaria do respeito pela decisão que tomou? 🤔


Trícia Ferreira 🌻 Psicóloga Clínica | CRP 10/02488


bottom of page