top of page
Buscar

E se eu precisar de psiquiatra?


Hoje vim falar sobre o acompanhamento em algumas demandas clínicas pelo Psicólogo e Psiquiatra. Embora já tenhamos avançado muito, infelizmente ainda tem-se muitos preconceitos quanto ao acompanhamento profissional, não somente da pessoa que precisa de auxílio, como de alguns familiares e amigos, suponho que por falta de maiores informações.


Muitas vezes, quando o cliente chega a psicoterapia, já passou por inúmeros médicos, fez vários exames e somente após descartar causas físicas, busca auxílio do Psicólogo. Quando nós profissionais avaliamos a necessidade de uma avaliação pelo Psiquiatra, observamos a dificuldade de aceitação, com a alegação de que esse profissional só cuida de “doidos” ou dos fracos, que não dão conta das suas demandas.


Percebe-se ainda que por vezes o cliente busca outras especialidades médicas para dispensação de Psicofármacos e nem sempre esse medicamento está adequado para a necessidade deste, considerando fatores específicos da demanda clínica daquele indivíduo e certamente o profissional especialista da área, atualizado com o que há de mais moderno em tratamento, pode dar o suporte mais adequado.


Os psicofármacos atuam como aliados importantes em alguns transtornos e muito tem se avançado na indústria farmacêutica, nos estudos científicos e minimizado os efeitos colaterais, e garantindo uma melhor adesão ao tratamento. A decisão médica para o indicativo da medicação considera vários fatores como a história pessoal do cliente, idade, patologias físicas, histórico de doenças, etc e é determinada para aquele indivíduo. A suspensão, substituição, troca e adequação medicamentosa se dará também com base no acompanhamento continuado. Orientações sobre uso, dosagem, frequência, horário da administração fazem toda a diferença na eficácia.


O acompanhamento por uma equipe multidisciplinar certamente será um diferencial no tratamento, em razão das peculiaridades de cada caso, para um diagnóstico mais preciso. Se você precisa do auxílio medicamentoso, a atuação deste pode tornar a psicoterapia mais efetiva, pois podem reduzir a severidade dos sintomas e aumentar a adesão a intervenção psicoterápica.


Você não está só. Se precisar, procure ajuda especializada e tratamento adequado. Lance mão de todos os recursos que precisar para reestabelecer sua saúde, rotina e qualidade de vida.


Saúde mental importa!


Fernanda Leitão Psicóloga Clínica CRP 10/03294

bottom of page