Buscar

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

Definição:

É uma série de contatos diretos com o indivíduo com o objetivo de lhe oferecer assistência na modificação de suas atitudes e comportamentos específicos.

Proporciona uma situação de aprendizagem na qual o sujeito é ajudado a conhecer a si próprio e as suas possibilidades e projeções futuras, a fim de fazer uso adequado de suas potencialidades e atender suas necessidades.


O aconselhamento é uma relação face a face de duas pessoas, na qual uma delas é ajudada a resolver dificuldades e a utilizar melhor os recursos pessoais.

Visa ajudar na tomada de uma decisão que envolve, muitas vezes, informações objetivas que permitem a orientando utilizar melhor seus recursos pessoais.


Algumas características do aconselhamento:

  1. É uma relação entre duas pessoas.

  2. Um dos participantes (o entrevistador) assumiu ou foi levado assumir a responsabilidade de ajudar o outro participante.

  3. O entrevistando tem possíveis necessidades, problemas, bloqueios ou frustrações que deseja tentar satisfazer o modificar.

  4. O bem estar do entrevistando constitui o interesse central da situação.

  5. Ambos os participantes desejam e estão interessados em tentar encontrar soluções para as dificuldades apresentadas pelo entrevistando.

  6. Proporciona a oportunidade de um amadurecimento pessoal.


A finalidade é ajudar o indivíduo a obter uma integração, independência e amadurecimento, que lhe permitam resolver outros problemas que apareçam no futuro.

Acredito que as pessoas possuem, em potencial, a capacidade de resolver, elas próprias, suas dificuldades, desde que lhes seja proporcionada uma atitude e atmosfera adequada.


Fernando Santos Rosa

Psicólogo Clínico CRP-10/07652